Porque decidimos migrar para a Espanha
Primeiro ponto que queremos deixar claro, é que a escolha pela Espanha, não foi aleatória, muito ao contrário disso, ela foi puramente estratégica para nosso objetivos de vida. E sabe o que é mais interessante? Quando começamos a nos organizar para mudar, percebemos que o país tinha muito mais a ver conosco do que poderíamos imaginar.
Sem mais delongas, vamos aos motivos que nos trouxeram aqui e o último é o principal de todos.
Localização
Sempre tivemos o desejo de explorar outros países, e a Espanha é praticamente um hub para isso.
Imagine só: com um carro, em apenas duas horas, você pode chegar a Portugal. Com mais três, já está na França e se quiser pegar um trem, os tempos de viagem podem ser ainda mais curtos. Já conseguimos passagens a 20 euros de Barcelona à Holanda e até por menos, dependendo da promoção, você pode voar para lugares como Itália ou até Londres.
Não, não estamos dizendo que é algo que dá para fazer toda semana, mas as possibilidades estão aqui – e, acredite, já aproveitamos algumas delas!
Custo de vida
Descobrimos na Espanha um custo de vida relativamente Ok (existe a possibilidade de ser mais barato), que nos permite morar bem, comer bem, passear, desbravar dentro das nossas condições.
O primeiro ponto que queremos esclarecer é que optamos por não residir nos grandes centros como Madrid e Barcelona – e isso fez toda a diferença. Moramos em uma cidade a duas horas de Madrid, o que deixou nosso aluguel mais acessível e ainda estamos próximos de conexões para viagens.
Nossas pesquisas foram em relação ao aluguel, que consome boa parte da renda e alimentação. Outro fator importante é que conseguimos ter uma previsibilidade de gastos mensais bem mais assertiva, que nos permite planejar em outros campos da vida.
Liberdade e Segurança
Uma das primeiras coisas que sentimos aqui foi a liberdade. É surreal poder sair à noite, andar com o celular na mão e saber que você vai chegar em casa sem medo.
Crimes acontecem em todos os locais, aqui também eles existem, vez ou outra nos inteiramos sobre os acontecimentos fatídicos e pensamos que um dia também poderá ocorrer conosco, mas em nossas buscas de preparação, a Espanha em 2023 estava em 32º lugar e em 2024 subiu para 23º do ranking e está em 15º lugar no da UE de seguridade mundial.
Para uma mulher, poder caminhar sozinha, sem receios, é algo que tem um valor imensurável.
Tratamento com expatriados
Até o momento que escrevemos este blog, conseguimos dizer que foi um dos países mais acolhedores que já conhecemos e que não tivemos conflitos com os nativos. São pessoas que se não vão abrir os braços eufóricos e falar “bem-vindos, que maravilha ter vocês aqui”, jamais! Essa parte deixamos para nós, os brasileiros calorosos.
Contudo, dos espanhóis que tivemos contato quando precisamos resolver questões burocráticas ou aqueles com os quais nos prestaram algum tipo de serviço, todos foram solícitos, educados e nos respeitaram.
Mesmo conversando com pessoas em situações mais complicadas, como quem está aqui sem documentação, ouvimos relatos de apoio e acolhimento. Isso nos deu ainda mais confiança de que escolhemos o lugar certo.
O Grand Finale
Agora, o ponto principal que nos trouxe para cá: a possibilidade de cidadania.
Como mencionamos no início, fomos estratégicos ao escolher viver aqui. Poderíamos ter ido para outros 50 países e solicitar a residência, porém a Espanha, é o único país até o momento que temos os requisitos para a possibilidade de solicitação de cidadania com apenas dois anos de residência legal.
Nosso plano sempre foi pensar a longo prazo, e a Espanha nos deu essa oportunidade de construir um futuro alinhado aos nossos sonhos.
Portanto, não viemos para cá buscando enriquecer ou enviar dinheiro para o Brasil. Nosso propósito é desbravar o mundo, conhecer culturas, aprender novos idiomas e nos conectar com outras formas de ver a vida.
Depois de quase um ano aqui, a Espanha continua nos encantando. Sua cultura, gastronomia e história são fascinantes – e sentimos que estamos apenas começando.
Se você também busca segurança, qualidade de vida e a chance de explorar o mundo de uma forma mais leve, quem sabe a Espanha não pode ser o próximo capítulo da sua história?